CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES DE APOIO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES DE APOIO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINOA Secretaria Municipal de Educação e Cultura em parceria com a Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio, proporcionou uma capacitação aos Professores de Apoio da Rede Municipal de Ensino.

O Professor de Apoio é o profissional designado como apoio pedagógico ao processo de escolarização do aluno com disfunção neuromotora grave, deficiência múltipla e (ou) transtornos globais do desenvolvimento.

Esse apoio pressupõe uma ação integrada com o professor regente na sala de aula, visando favorecer o acesso do aluno ao currículo, à comunicação, por meio de adequação de material didático-pedagógico, utilização de estratégias e recursos tecnológicos.

A profissional Letícia Borges Marra Soares, Coordenadora da Educação Especial na Superintendência Regional de Ensino, ministrou essa capacitação destacando, entre outros temas, as atribuições do Professor de Apoio junto ao Professor Regente de classe, orientando quanto a inclusão dos alunos com necessidades especiais em todas as atividades da escola, preparação do material didático e inclusão da família no contexto escolar e processo educacional.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura conta com as profissionais: professora pós-graduada em psicopedagogia e educação inclusiva, Tânia Ferreira de Melo Alves e psicóloga Bruna Bernardes, que atuam na coordenação e acompanhamento do Atendimento Educacional Especializado através do projeto: “Inovar para Crescer” / Intervenção psicológica na rede municipal de ensino. Ao todo somam 10 professores de apoio atuando diretamente nas escolas, promovendo a educação inclusiva e propiciando melhores condições do desenvolvimento cognitivo.

Por: Érika Soares