Educação e Cultura nos 100 Dias Iniciais

Patrícia Abadia Bernardes AlvesNos primeiros 100 dias, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura não mediu esforços para diagnosticar a rede municipal de ensino. A reestruturação no setor de educação começou através de reuniões com diretores escolares, motoristas do transporte escolar, monitores e funcionários em geral ligados à área.

Para conhecer as reais condições das unidades escolares do município, prefeito, vice-prefeito e secretários municipais realizaram visitas às escolas urbanas e rurais.

Após este levantamento, foram elaborados projetos e parcerias entre as secretarias para que os ajustes e melhorias fossem realizados. Alguns desses projetos estão em fase de implantação como a parceria entre as secretarias de saúde e esporte no projeto "Bom na escola, bom de bola" e secretaria de Agricultura no projeto "Água Boa".

Serão realizados trabalhos em conjunto com o CRAS para realizar oficinas na APAE e no Centro de Educação Infantil para o período integral. Houve uma ampliação nas vagas oferecidas no Centro de Educação Infantil " Sônia Guimarães dos Reis". O Incentivo e conscientização à leitura estão sendo realizados com diversas atividades voltadas ao público estudantil.

Em busca de avanços, a secretária de educação participou do Fórum Estadual da UNDIME em Belo Horizonte, o evento contou com a presença de representantes do FNDE, MEC e Ministério Público.

No que se refere à cultura, a história do município está sendo preservada, valorizada e divulgada na casa da Cultura Ana Guimarães Silva "Dana Anita" que está sendo reestruturada.