Últimas Notícias

Confira o que a Administração 2017-2020 tem feito para nossa Guimarânia.

Patrimônio Cultural em Guimarânia: gestão e cuidados

patrimonioDesde o início da atual gestão municipal (2017-2020), a Cultura vem sendo valorizada como fator de qualidade de vida.
No ano de 2019, Guimarânia deu mais um passo em relação à valorização de nossa cultura: os congados e folias de reis do município participaram de diversas celebrações, percorrendo mais de 2.000km, com o apoio da Prefeitura Municipal, a custo zero para os participantes.


Tanto a Folia São Sebastião e Mensageiros do Oriente, foram cadastradas, junto ao governo estadual, como bens culturais protegidos, constando no relatório que o IEPHA/MG divulgou. Este cadastro foi realizado através da gestão municipal, sob a responsabilidade da Secretaria de Educação e Cultura.
Já os congadeiros – Moçambique Rosário de Maria e Moçambique Rosário Fátima que louvam nossa Igreja cuja Igreja, a do Rosário, é tombada – foram beneficiados com apoio técnico e logístico ao longo do ano.
Na prática, o que está sendo feito não é apenas considerar os bens como Patrimônio Cultural, mas a realização de ações para que este patrimônio seja efetivamente usufruído pela comunidade.
Com ações como esta, a gestão municipal busca caminhos para que a nossa memória seja mais do que resguardada: seja conhecida, valorizada, divulgada e usufruída pela comunidade. Nesta manhã, os presidentes e alguns componentes dos grupos de Moçambique e Folia de Reis, acompanhados do diretor de Cultura, Tony Reis Rodrigues, estiveram no gabinete do prefeito, agradecendo pelo apoio recebido.

 

 

Rua Guimarães n.º 280 - Centro - CEP 38.730-000 - Guimarânia/MG - Contato: (34) 3834.2000 - email: gabinete@guimarania.mg.gov.br

 

Autorizada reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.

© 2017 Prefeitura Municipal de Guimarânia - Site desenvolvido por Dr. Designs