Gincana da Independência

gincanaGincana da Independência “A independência é construída a cada dia com nosso compromisso por uma educação melhor”. Na última sexta-feira (06/09), realizamos através da Secretaria de Educação e Cultura uma gincana na praça da matriz com início às 13 horas. O objetivo foi de criar uma interação entre alunos das escolas municipais Vicente Mandu e Monsenhor Sebastião Fernandes, educadores, funcionários, pais, comunidade em geral, aumentar o conhecimento e a valorização da nossa pátria assim como mobilizar todos para as campanhas sociais.

O júri formado pela vereadora e amiga da educação Luzimere Fenato, a diretora do Centro de Educação Infantil Elita Inês e o artista plástico Dio Caixeta. As provas foram de arrecadação de itens, criatividade, conhecimento e habilidade.

Foram arrecadados pelas escolas nas provas, 939 unidades de livros literários e histórias em quadrinhos que serão distribuídos entre as escolas municipais Vicente Mandu e Monsenhor Sebastião e Biblioteca Municipal.
Alimentos arrecadados entre arroz e feijão 509,600kg que serão doados ao dispensário “São Vicente de Paulo” e para a casa da sopa “Maria de Nazaré” para serem repassados a famílias carentes e também a alimentação de várias crianças de nossa comunidade.
Os 280 brinquedos arrecadados irão para o Centro de Educação Infantil “Sônia Guimarães dos Reis”, para proporcionar a alegria e aprendizado de nossos pequenos, instituição que atende em média 374 crianças.
As provas da gincana foram desde a criação da maior e mais bela pipa confeccionada pelos alunos que deveria plainar no ar, até escrever e declamar poema, entre outras.

A educação é o único caminho para a independência. A administração municipal e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura estão extremamente gratas às diretoras, funcionários, alunos, pais e comunidade de Guimarânia pelo apoio à gincana em prol de nossas crianças. Lembrando que foi um momento de civismo, solidariedade e acima de tudo de formação humanística.