CAPACITAÇÃO MINISTRADA PELA EDITORA FTD

capacitacao editora ftdNo início do mês, (02/07), os funcionários do Centro Municipal de Educação Infantil “Sônia Guimarães dos Reis”, participaram de uma capacitação, com a consultora pedagógica da Editora FTD, Patrícia Aguiar da Silva. Ao adquirirmos os livros da Educação Infantil pela Editora FTD, a mesma, se dispôs a ministrar cursos de capacitação baseados no conteúdo dos livros adquiridos. Esse foi o primeiro e acontecerão muitos outros treinamentos no decorrer do ano.

A Secretária de Educação Patrícia Bernardes fez a abertura do evento e ressaltou a importância da Educação Infantil: “A Educação Infantil é a base, uma base bem feita é essencial para a construção do conhecimento das nossas crianças”. Ressaltou ainda que a Prefeitura Municipal fez a parceria com a editora FTD que dará todo o suporte necessário para os professores por meio de consultorias e capacitações.

A formação foi baseada no material didático adotado, Coleção Eu Gosto Mais. Os professores tiveram oportunidade de pensar e avaliar as práticas pedagógicas, discutirem e executarem através de oficinas práticas, novas possibilidades de ensinar, aprender, planejar e extrapolar o material didático e alinhá-lo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), por intermédio de rodas de conversas e troca de experiências. Toda a formação foi baseada na BNCC e em seus princípios, que asseguram a partir de suas dez competências gerais, a autonomia do estudante, e o seu protagonismo.

“Nesse primeiro momento, iniciamos uma nova forma de pensar nas práticas pedagógicas envolvendo escola, família e comunidade, para esse momento de transformação na educação, o município de Guimarânia sai na frente e prepara seus professores para desenvolver plenamente o potencial de seus alunos”. Ressalta a Secretária de Educação.

“Nossa formação foi baseada na interação com a criança, momento em que o educador vai descobrir, onde sua intervenção será fundamental no processo de construção do conhecimento,” disse a consultora da FTD.