O projeto Letrinhas Falantes tem levado às escolas cultura e entretenimento para nossas crianças através do teatro.

letrinhas falantesDiversas peças teatrais foram apresentadas durante o semestre com o intuito de incentivar e despertar nos alunos o gosto pela leitura.

A equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, organizou e realizou (29/6) na Praça da Matriz, uma belíssima noite artístico cultural bem típica, com quadrilha, poemas, danças e casamento caipira. Também contou com a Jornada do Patrimônio Cultural com degustação de bolos da culinária local.

Nessa edição, o Projeto Letrinhas Falantes fez uma premiação especial aos maiores e melhores leitores, categoria desenhos voltada à educação infantil I e II do Centro Municipal de Educação Infantil “Sônia Guimarães dos Reis”.

1º lugar - Nathalia Gabryelle Silva, leu e ilustrou 51 livros. Aluna da professora Fátima Cruz.
2º lugar – Davi Nunes Oliveira, leu e ilustrou 35 livros. Aluno da professora Jane Abadia Caixeta.
3º lugar- Maria Clara Martins Abreu, leu e ilustrou 34 livros. Aluna da professora Flávia Cristina S. Caixeta.

O Projeto Letrinhas Falantes é dividido em duas categorias. A 1ª categoria, que são dos alunos do 1º, 2º anos do ensino fundamental, os quais deveriam fazer desenhos referentes às histórias dos livros lidos durante o semestre. Os premiados foram:

1º lugar – Laryssa Alves Leite, leu e ilustrou 388 livros. Aluna 2º ano da professora Claudiene Aparecida Tiago, Escola Municipal Monsenhor Sebastião Fernandes.
2º lugar – Júlia Maria Teixeira de Carvalho, leu e ilustrou 125 livros. Aluna do 2º ano da professora Betânia Vinhal, Escola Municipal Jahyr Nunes Peres da comunidade de Borges.
3º lugar –Ana Laura de Araújo Silva, leu e ilustrou 115 livros. Aluna do 2º ano da professora Betânia Vinhal, Escola Municipal Jahyr Nunes Peres da comunidade de Borges.

A 2ª categoria, que são dos alunos do 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental, os quais deveriam ler e resumir a maior quantidade de livros sendo que a qualidade do resumo é de fundamental importância. Os premiados foram:

1º lugar–Sophia Gabrielly Ferreira Padilha , com 340 livros lidos e resumidos. Aluna do 4º ano da professora Neide Vieira dos Reis Romão, Escola Municipal Monsenhor Sebastião Fernandes.
2º lugar – kauanny dos Santos Araújo, com 205 livros lidos e resumidos. Aluna do 4º ano da professora Juliana Aparecida Gonçalves Silva, Escola Municipal Vicente Mandu.
3º lugar – Bianca Maria Silva, com 190 livros lidos e resumidos. Aluna do 4º ano da professora Luzia de Lourdes, Escola Municipal Jahyr Nunes Peres da comunidade de Borges.

Os premiados em primeiro lugar da 1ª e 2ª categorias receberam tablets. Os demais premiados com Kits e todos ganharam troféus. Os vereadores Irim, Luzimere, Vicente de Melo, Robertão, Chiquinho, e as empresas Engrenar Eletromecânica, Pet Dog, Despachante Guimarânia, Posto Paraíso, Mundo dos Presentes, Melhor da Moda entre outras pessoas foram os patrocinadores dos prêmios. Parabéns por investirem no futuro, valorizando a Educação!

Nossa administração através da SEMEC, parabeniza todos os alunos que participaram desta 5ª edição do Projeto Letrinhas Falantes, e convida os alunos para visitarem a biblioteca e participarem do projeto para o 2º semestre de 2019. Contamos com a participação de todos nos próximos. Contamos com o apoio dos pais e professores nesse trabalho!

Parabenizamos também, as famílias, os pais pelo apoio a seus filhos, todas as professoras que incentivaram seus alunos a ler, desenhar, colorir e resumir os livros lidos. Pedimos que continuem estimulando nossas crianças na busca pelo conhecimento.