PROGRAMA CHUÁ SOCIOAMBIENTAL

programa chua socioambientalO Programa Chuá Socioambiental é uma iniciativa que realiza ações de educação que ampliam a consciência ambiental para a formação de cidadãos comprometidos com os valores ecológicos. É desenvolvido em escolas por meio de atividades como: palestras, gincanas, oficinas, dentre outras. Essas ações oferecem aos alunos a vivência da teoria ministrada na sala de aula aplicada no saneamento.

As Escolas Municipais Vicente Mandu, Monsenhor Sebastião Fernandes e a Escola Estadual Irmãos Guimarães, receberam no dia 03 de dezembro o selo Chuá Socioambiental – Escola Amiga do Meio Ambiente. O selo é o certificado de que as escolas cumpriram todas as atividades do programa. A conquista veio após a conclusão das diversas atividades que aconteceram nos últimos meses.

Foram desenvolvidas diversas atividades dentro do programa, todas obtiveram um resultado extremamente satisfatório, pois contou com participação de toda comunidade escolar. Dentre as atividades, destacamos: feira do desapego, lacre do bem, arrecadação de óleo usado e feira verde.

A servidora municipal Telma Lúcia Caixeta, que faz parte do Colmeia e acompanha as ações na Escola Municipal Monsenhor Sebastião Fernandes, comenta que “é muito gratificante desenvolver esse trabalho na escola, pois isto efetiva o objetivo de ensinar práticas sustentáveis para os alunos e pais, contribuindo com a preservação da vida, da água e da natureza.”

O COLMEIA (Coletivo Local de Meio Ambiente) agradece a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, a COPASA, IEF, UNIPAM, Polícia do Meio Ambiente, Emater, instituições parceiras, sociedade civil participantes, demais parceiros e todos os que colaboraram para a realização deste programa.