EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COM OS PAIS DOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

final projeto educar14122018Diante da realização da avaliação antropométrica dos alunos, ocorrida durante o mês de agosto de 2018 e tabulação dos dados em setembro, utilizando o programa E-Sus, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com a Secretaria de Saúde, começaram ostrabalhos de intervenções nutricionais a partir do diagnóstico obtido.

Os alunos diagnosticados com obesidade (13,4% das crianças avaliadas) foram encaminhados para trabalho em grupo com a nutricionista do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF, Gabriela Gonçalves de Melo.

Para os casos de sobrepeso (17,2% das crianças avaliadas), o trabalho foi feito com os pais, considerando que estes são os responsáveis e os influenciadores dos hábitos alimentares de seus filhos. Foram propostos quatro encontros semanais, por instituição de ensino, realizados na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) com a Nutricionista da Educação, Gleice Márcia Mendes. Os pais foram informados por meio de um comunicado entregue pela professora, ao aluno.

Atividades desenvolvidas nos encontros:

1º Encontro: Realização de avaliação antropométrica (peso e altura) dos pais. Estabelecimento de metas de EAN a serem cumpridas até o último encontro. Apresentação do resultado da avaliação antropométrica da escola. Palestra sobre Sobrepeso: o que é, como é diagnosticado, causas, consequências e orientações de como prevenir o ganho de peso.

2º Encontro: Realização da aferição da Circunferência da Cintura (CC) dos pais. Estabelecimento de metas de EAN a serem cumpridas até o último encontro. Entrega do diagnóstico da avaliação antropométrica com cálculo baseado no Índice de Massa Corporal (IMC). Orientação de como deve ser realizada a leitura e interpretação dos rótulos alimentares. Demonstração da quantidade de sal, açúcar e gordura presente nos alimentos industrializados que são mais consumidos pelas crianças. Repasse de informativo com receitas de sucos nutritivos.

3º Encontro: Entrega do diagnóstico da Avaliação da Circunferência da Cintura realizada no segundo encontro. Estabelecimento de metas de EAN a serem cumpridas até o último encontro. Repasse de informações quanto às divisões dos grupos alimentares (energéticos, construtores e reguladores) e como esses grupos se distribuem na pirâmide alimentar. Orientação de como deve ser montado um prato saudável e dicas de como elaborar uma lancheira nutritiva para o filho.

4º Encontro: Finalização e discussão das metas de EAN que foram estabelecidas desde o primeiro encontro. Dinâmica “Balança das Escolhas Alimentares”: foram entregues dois pratos para cada participante e um grupo de fatores que dificultam e facilitam a escolha de uma alimentação saudável, um com fundo vermelho, no qual foram colocados os fatores que dificultam, e outro com fundo verde, onde se colocou os fatores que facilitam suas escolhas. Logo após todos os participantes descreveram como ficou a sua “balança de escolhas”. Qual lado pesou mais? Quais as consequências para a sua saúde? Ao final da dinâmica os participantes foram estimulados a refletir e registrar em um “diário de bordo” os obstáculos que vivenciam para realizar escolhas alimentares saudáveis e as estratégias e/ou atitudes que podem ser feitas a fim de superar esses obstáculos, incluindo quem ou o que o ajudará. Neste encontro a psicóloga do município, Hellen Ferreira,realizou uma conversa com os pais sobre as influências de suas escolhas alimentares na alimentação dos filhos. Para finalizar o encontro,foram sorteados brindes para os participantes.