CAPACITAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA OFERECIDA PELO SEBRAE

capacitacao sebrae01Nos últimos dias 08,09 e 10 de novembro, na sede da Escola Municipal Monsenhor Sebastião Fernandes aconteceu a capacitação em parceria com SEBRAE com tema: Educação Empreendedora.

O coordenador regional do SEBRAE, Renato Moreira Silvaesteve presente abordando a importância da educação empreendedora na formação dos alunos, a mediadora Ananele foi a responsável pelos dias de capacitação envolvendo aulas teóricas e práticas.

Participaram dessa capacitação, educadores representantesdas escolas municipais, centro de educação infantil, APAE, escola estadual Irmãos Guimarães e da Secretaria Municipal de Educação.

Na Educação Empreendedora, não basta ensinar conteúdos técnicos ou apresentar ao educando os muitos dilemas e desafios da sociedade, estimulando-o a pensar caminhos de mudança. É necessário, efetivamente, capacitá-lo a construir esses caminhos por meio de ações concretas e tecnicamente embasadas que tenham efetiva capacidade transformadora e, sobretudo, o levem a aliar a teoria à prática.

Assim, a Educação Empreendedoraauxilia o estudante a enxergar e avaliar determinada situação, assumindo uma postura proativa frente a ela, capacitando-o a elaborar e planejar formas e estratégias de interagir com aquilo que ele passou a perceber.

Para criar um ambiente propício à cultura empreendedora, são necessários professores empreendedores que sonhem e estimulem sonhos em seus alunos. Isso requer dedicação, vontade de fazer diferente, buscar desenvolver autonomia em si e nos estudantes. Os professores são protagonistas nessa transformação.

No último dia para enriquecer a capacitação, aconteceu uma feira de ideias, ondeesteve presente a secretária municipal de educação e cultura Patrícia Abadia Bernardes Alves, a chefe de gabinete Valci Aparecida Xavier Guimarães, a diretora da escola que sediou a capacitação Maria Augusta Rosa Nunes, a coordenadora pedagógica Adriana Paula de Freitas Silva para assistirem a apresentação dos trabalhos. Momento único em quetodas as ideias e projetos apresentaram viabilidade para o município e mostrou a qualidade da capacitação e o envolvimento das colaboradores que estevam ministrando a capacitação.

O mundo atual exige de todos uma visão empreendedora, o município de Guimarânia percebendo isso fez parceria com SEBRAE para trazer essa visão para nossa educação que consequentemente formará as crianças e jovens nessa perspectiva.