GUIMARÂNIA MAIS LIMPA

lixao a dVocê já parou para pensar em uma cidade sem lixo? Já imaginou morar em uma cidade em que a destinação do lixo de diversas classes é feita de forma legal, sem contaminação do meio ambiente, sem poluição visual e sem mau cheiro?

O nosso município está caminhando para que isso possa acontecer com total empenho do Sr. prefeito Adílio, do vice Valter e com grande dedicação do Secretário Marco Antônio, juntamente com a equipe de  funcionários da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente , com toda a equipe da secretaria de Obras e Urbanismo e demais colaboradores.  Estão sendo traçados caminhos para termos esta cidade tão sonhada e almejada por todos.

Nos últimos meses várias decisões já foram tomadas, porém, muitas ainda estão por vir. Para conhecimento da população, algumas serão citadas:

• Está sendo escrito e elaborado o projeto de coleta seletiva a ser desenvolvido no município, sabemos que essa classificação deverá começar a acontecer dentro de nossa própria casa, pensando nisso, haverá um grande trabalho de mobilização e conscientização da população para orientar em como proceder com essa separação.
  • O lixo hospitalar já foi resolvido! Hoje o nosso município entrega todo o lixo contaminado das clínicas odontológicas, PSF,s, Posto de Atendimento de Urgência, Farmácias e demais estabelecimentos de saúde em aterro sanitário legalizado.
  • Pneus inservíveis também é mais um problema resolvido! Todos os pneus captados pela equipe epidemiológica, borracharia e destinação incorreta são entregues para uma empresa legal.
  • Outra grande dificuldade do município é resolver a problemática do lixo doméstico, porém, nossas autoridades já tomaram as medidas necessárias. Estamos em fase de teste para finalizar um dos maiores dos nossos problemas. O lixo doméstico está sendo entregue no aterro sanitário da empresa Soma Ambiental em Uberaba. Vimos os grandes benefícios que a população ganha quando temos uma cidade totalmente limpa, inclusive incentivos financeiros do estado em relação ao ICMS. Então, hoje estamos caminhando para dar um dos maiores passosde melhorias nos serviços prestados à comunidade em relação à gestão de resíduos sólidos.

Portanto, no intuito de subtrair os problemas relacionados à gestão de resíduos de nosso município, estamos traçando objetivos e metas para que em brevepossamos anunciar mais medidas tomadas pela Administração 2017-2020.

Lembrando as palavras do filósofo que dizia “uma andorinha só não faz verão”, contamos com toda população, cada um de vocês cidadãos e cidadãs guimaranenses, a quem pedimos que façam da sua parte em relação ao lixo, deposite-o em local apropriado, cuide bem do ambiente em que você vive! Fiquem atentos as suas obrigações como cidadãos,participem e cooperem com asmelhorias que a Administração Municipal está desenvolvendo para o seu bem estar, o de sua família e da comunidade.

Confira abaixo, como o lixão está sendo trabalhado.