PROGRAMA PRÓ-MANANCIAIS - PROJETO CHUÁ SOCIOAMBIENTAL

fotos 1O Programa Pró-Mananciais, desenvolvido pela administração municipal através da Secretaria de Agricultura em parceria com outras secretarias municipais e participação da comunidade, vem trazendo grandes benefícios para a região do Córrego da Loca. Está  sendo feito um trabalho de conscientização da população local e oferecendo proteção ambiental à Microbacia do Córrego da Loca.

Diversos serviços já estão sendo executados na região, como por exemplo, o cercamento de 5000 metros de extensão da área e em breve o plantio de 4000 mudas de plantas nativas da região.

Está sendo  iniciado um trabalho de conscientização das crianças e adolescentes que frequentam as escolas municipais urbanas e estadual do município;  em breve o programa deverá ser estendido às demais escolas. Nas últimas semanas foi dado início ao Projeto Chuá Socioambiental, o qual tem por objetivo conscientizar os alunos e alertá-los da importância de cuidar do meio ambiente e seus recursos naturais, incentivar toda comunidade escolar a praticar, de forma consciente, atividades que implicam positivamente na relação social, saneamento, consumo sustentável e no meio ambiente. Foram e serão desenvolvidas algumas atividades do programa:

FEIRA DO DESAPEGO  ( dos dias 01 a 06 de outubro):  Conscientização feita nas escolas, com os temas:  Que tal trocar em vez de comprar? Aquilo que não te encanta mais, deixará outra pessoa encantada. Fique mais leve, desapegue. O que você não usa mais pode ser útil para outra pessoa. Foi  uma etapa concluída com sucesso. Mais de 5.000 peças foram arrecadadas entre roupas, sapatos, brinquedos e acessórios, pelas escolas municipais “Vicente Mandu” e “Monsenhor Sebastião Fernandes” e à escola estadual “Irmãos Guimarães”, às quais parabenizamos.

LACRE DO BEM: (de  08 a 31 de outubro): A campanha “Lacre do Bem”, consiste em arrecadar lacres de latinhas de alumínio para vender à reciclagem e com o valor arrecadado adquirir cadeiras de rodas que serão doadas para pessoas com deficiência.

ARRECADAÇÃO DO ÓLEO USADO: (de 01 a 16 de novembro): “Escola amiga do meio ambiente”. Os participantes recolherão  óleo de cozinha usado em casa e  assim contribuirão para melhorar as condições ambientais e estarão cuidando do recurso mais importante do Planeta: a água.

FEIRA VERDE: ( de 09 a 30 de novembro): Troca e doação de mudas. Os participantes   deverão levar e trocar com seus colegas as plantas e as mudas que têm em casa. Dessa forma, conhecerão mais sobre a flora de sua região.

No final de todas as atividades desenvolvidas nas escolas e com o objetivo concluído, as escolas participantes receberão o Selo Chuá, e serão beneficiadas com alguns prêmios de suas escolhas, como pintura dos muros, reserva e captação de água de chuva, entre outros. Confira abaixo, as fotos da Feira do Desapego, realizada em 06/10.

fotos 2