Jornada de Educação Alimentar e Nutricional 2018

jornada educacao alimentacaoVisando intensificar as ações de Educação Alimentar e Nutricional nas instituições municipais e filantrópica de ensino, a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, responsável técnico pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Deyrilucy Ferreira,cadastrou o município de Guimarânia nesta Jornada, promovida pelo MEC e FNDE. A mesma foi desenvolvida em 4 fases, de junho a outubro de 2018, envolvendo alunos, pais, professores, colaboradores das escolas, da SEMEC, da Administração e Câmara Municipal, coordenadora e alunos do Curso de Nutrição do UNICERP (Centro Universitário do Cerrado – Patrocínio / MG), fornecedores da Alimentação Escolar, empresas de Guimarânia e Patrocínio, Conselho de Alimentação Escolar, Academia Energia Aquática e comunidade em geral.

Confira abaixo um pouco das atividades desenvolvidas:

1º Tema: Comida de Verdade na Escola.

Realização de Teste Sensorial (visão, olfato e paladar) e Pesquisa Escolar com os alunos do 5º ano (Professora Rayane – EMMSF). O objetivo dessa atividade era saber se os alunos conseguiriam distinguir alimentos naturais dos industrializados e realizar uma pesquisa sobre o alimento avaliado (Suco de Maracujá). Resultado alcançado: mais de 80% dos alunos acertaram o Teste.

2º Tema: Promovendo a alimentação adequada e saudável no currículo escolar.

Desenvolvimento do Projeto Pedagogia Nutritiva, em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, CMEI e APAE. O objetivo deste projeto era o desenvolvimento de atividades de Educação Alimentar e Nutricional, relacionando-as com o conteúdo curricular, pelos professores regentes de turma, dentro da sala de aula. Como encerramento, houve uma palestra Motivacional com Flávio Arvelos e premiação dos Projetos. Resultado alcançado: solicitação, pelos próprios alunos, da continuidade das ações desenvolvidas, mudança de hábitos, interação com a família.

3º Tema: Propaganda e publicidade de alimentos para o público infantil.

Para trabalhar esse tema, já que não há publicidade de alimentos não saudáveis nas escolas, foi trabalhada a propaganda dos alimentos saudáveis. Através da Blitz do Lanche, foi feito o levantamento do tipo de alimentos que os alunos levam para aescola. A seguir, foi elaborado um mural com as embalagens dos lanches, recolhidas no intervalo, realizada uma palestra para os alunos sobre a consequência do consumo daqueles produtos alimentícios e envio para os pais, de uma Cartilha com dicas e sugestões para uma Lancheira Nutritiva. Resultado alcançado: as próprias crianças sabem das consequências para a saúde dos produtos alimentícios consumidos.

4º Tema: Envolvimento da família na alimentação escolar: vamos aprender juntos!

Buscando levar a família para dentro da escola, em parceria com o UNICERP, realizou-se o NutriEducação – Família e Alimentação. Um grande evento na quadra de esportes da Escola Municipal Monsenhor Sebastião Fernandes, no dia 29 de setembro, com palestras, stands, jogos educativos, brindes e sorteios, todos voltados à Alimentação, Saúde e Nutrição. Repassou-se aos pais o resultado geral da Avaliação Antropométrica realizada nas escolas, a Influência dos pais na alimentação dos filhos, as outras fases da Jornada, enfatizando sempre a responsabilidade que os mesmos devem ter com a alimentação dos filhos.

A Administração Municipal parabeniza todos os envolvidos na realização desse trabalho tão importante para a saúde e bem estar da população infantil que é o futuro da nação. Criança bem alimentada hoje, adulto saudável amanhã.