Novidades na Educação

Novidades na Educação

nuntricionistaBuscando a inovação, de forma responsável, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Guimarânia traz novidades relacionadas à Gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Atendendo ao disposto na Resolução FNDE nº 38 de 2004 (inserção do profissional Nutricionista na Alimentação Escolar) e à Resolução nº 465 de 2010, do Conselho Federal de Nutricionistas - CFN (estabelece o quantitativo desse profissional, baseado no número de alunos atendidos pela Rede Municipal de Ensino), Guimarânia conta agora com duas nutricionistas na Secretaria de Educação: Deyrilucy Ferreira, RT do PNAE desde 2006 e Gleice Márcia Mendes, nova integrante da equipe, aprovada no Concurso Público de 2016.

A Alimentação Escolar tem por objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo. Mas o papel do nutricionista na Educação vai além de elaborar cardápios e realizar atividades de EAN juntamente com os docentes. Este profissional é responsável pelo Treinamento dos Manipuladores de Alimentos; elaboração da pauta de compras e participação nas Licitações e Chamadas Públicas da Agricultura Familiar para aquisição dos gêneros alimentícios que serão usados nas escolas; assessorar o Conselho de Alimentação Escolar (CAE); elaborar e implantar o Manual de Boas Práticas para Serviços de Alimentação; realizar o diagnóstico do estado nutricional dos escolares; planejar, orientar e supervisionar as atividades de seleção, compra, armazenamento, produção e distribuição dos alimentos, zelando pela quantidade, qualidade e conservação dos produtos e equipamentos, observadas sempre as boas práticas higiênico-sanitárias.

As atividades nas escolas já se iniciaram com o cadastro dos alunos para a Avaliação do Estado Nutricional dos mesmos. Serão coletados o peso e a altura e com base no diagnóstico, serão desenvolvidas ações a fim de melhorar a saúde e a alimentação dos educandos. Posteriormente inovações no cardápio escolar e atualização do Manual de Boas Práticas serão implementadas.

Já está em andamento o projeto Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, em quatro fases. A primeira foi desenvolvida com os alunos – “Comida de Verdade na Escola”; a segunda com os professores, trabalhando a Pedagogia Nutritiva; a terceira abrangerá Publicidade e Propaganda no Ambiente Escolar e a quarta será realizada com a família na escola.

Para todas as ações, é imprescindível a colaboração dos pais nesse processo de Educação Alimentar e Nutricional, lembrando que "a Escola é uma instituição responsável pela formação de pessoas que estão em processo de desenvolvimento. Todos que estão ali (professores, funcionários, alunos, pais), que formam a Comunidade Escolar, precisam estar envolvidos com o processo educativo, porque a vida, a saúde e a preparação de um futuro melhor e mais saudável para nossas crianças e jovens é uma responsabilidade não só do Estado ou da Família, mas de todos nós”.