Cronograma das Festas Juninas de 2018

Cronograma das Festas Juninas de 2018No Brasil, as festas juninas, são multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha tido origem nas festas dos santos populares em Portugal: Santo Antônio, São João e São Pedro.

A música e os instrumentos usados estão na base da música popular e folclórica portuguesa e foram trazidos para o Brasil pelos portugueses. Essas festas são realizadas em todas as regiões do Brasil e representam uma das manifestações culturais mais expressivas do nosso povo e dão um encanto todo especial para esta época do ano.

A SEMEC e as escolas municipais de Guimarânia estão preparando as tradicionais festas juninas e convidam toda população a prestigiar e a participar da festança com ornamentação, danças e comidas típicas, além de muita animação.

Confira as datas e locais e vá lá aproveitar! Imperdível!!!

tabela festas juninas

Saiba um pouco mais sobre os festejos:
As roupas 'caipiras' ou 'saloias' são uma clara referência ao povo campestre, que povoou principalmente o nordeste do Brasil e muitíssimas semelhanças se podem encontrar no modo de vestir 'caipira' tanto no Brasil como em Portugal.

Do mesmo modo, as decorações com que se enfeitam os arraiais tiveram o seu início em Portugal com as novidades que na época dos descobrimentos os portugueses levavam da Ásia.

Assim comemora-se no Brasil, durante o mês de junho: dia 13 Santo Antônio, 24 São João e29 São Pedro. Atualmente as festas são estendidas até o mês de julho, são festas julinas com o mesmo formato das juninas e também com o mesmo brilho.