Apoio ao Homem do Campo com Curso de Fabricação do Queijo Minas Artesanal

Apoio ao Homem do Campo com Curso de Fabricação do Queijo Minas ArtesanalA Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente em parceria com o SENAR, Sindicato Rural de Patrocínio, realizou no final de abril, o primeiro curso de Boas Práticas da Fabricação do Queijo Minas Artesanal, no Paiolinho do Parque de Exposições Vereador Vicente Ferreira dos Santos, sendo aulas teóricas e práticas. O curso teve como instrutora a Sra. Aparecida de Lourdes Alves, professora do SENAR.

O objetivo é preparar os produtores rurais a se adequarem à legislação do IMA sobre o Queijo Minas Artesanal, estimulá-los a regularizarem suas “casinhas de queijo”. Atualmente o município conta apenas com um produtor certificado, o mesmo está fazendo o curso para reciclagem das práticas de fabricação.

Durante o curso, os instrutores e participantes e fizeram uma visita técnica na fazenda do Sr. Marcelo José da Cunha, onde puderam avaliaram as condições de trabalho, qualidade da água, do leite, higienização, infraestrutura de trabalho e demais condições impostas na normatização de acordo com a legislação do IMA.

Segundo a professora do curso “os alunos realizaram trabalhos em grupo, estudos de casos, análise de água, análise de leite, discussão dos resultados e sugestões para melhorar a queijeira, com aproveitamento espetacular”.

A Secretaria fomenta incentivo aos produtores do município quanto à produção, qualificação e certificação do queijo minas. A região é característica da produção do queijo e por isso é importante conservar nossas tradições.