Unidade Móvel de Rastreamento de Câncer em Guimarânia

A gestão 2017/2020 através da Secretaria de Saúde viabilizou a vinda de uma das unidades móveis do Hospital do Câncer de Barretos a Guimarânia, a carreta esteve em nosso município no dia (25) última quarta-feira e ficou situado na Praça Pedro Guimarães.

Na oportunidade, conseguiu atender 38 homens para realização de PSA (exame de próstata) e 43 mulher para realização do exame citopatológico, além de uma capacitação para profissionais da área de saúde, abordando sobre a captação de possíveis casos de lesões malignas de pele, que serão rapidamente identificadas e tratadas pelo Hospital do Câncer de Barretos.

As unidades móveis realizam o rastreamento do câncer de mama, colo de útero, próstata e câncer de pele através de exames preventivos na população. No caso do câncer de pele, além dos exames, os pacientes podem ser tratados na própria unidade móvel, equipada com um centro cirúrgico completo para a realização de cirurgias ambulatoriais.

Com essa parceria o município fez grande avanço na prevenção e diagnósticos desses dois tipos de câncer na população, a Secretaria de Saúde tem dado grande importância nas medidas preventivas e no diagnóstico precoce de doenças.

Gestão 2017/2020 responsabilidade e inovação na área de saúde.