07 saude

Secretário: Alex Guimarães Nunes

Formação: Farmácia, Especialização em Análises Clínicas e Farmácia Hospitalar.
Experiência profissional: Gestor de saúde em 2005-2008 deste mesmo município e gerente do Centro Viva Vida e Hiperdia e coordenador da Atenção Secundária de Patrocínio de 2009 a 2016.

I – Composição

A Secretaria de Saúde gestão 2017-2020, tem como objetivos buscar Atenção Básica Forte e Resolutiva, voltada para a prevenção e promoção a saúde não deixando de lado em nenhum momento a parte curativa. Busca- se também uma maior proximidade entre todas as unidades de saúde do município trabalhando como uma rede, tendo como meta o bom atendimento ao paciente, com resolutividade e qualidade.

A Secretaria de Saúde de Guimarânia é composta por 02 Unidades Básica de Saúde (PSF’s) em funcionamento e 01 unidade em construção, 01 Farmácia de Minas, 01 Clínica de Especialidades, 01 Unidade de Pronto Atendimento, 01 NASF e a própria Secretaria de Saúde, além do Conselho Municipal de Saúde, parceiro importantíssimo para o bom andamento da mesma.

II – Estrutura da Secretaria de Saúde

1- Unidades Básicas de Saúde

saude01

Compostas por: 01 médico clínico, 01 enfermeiro, 02 técnicos em Enfermagem, 01 auxiliar de serviços gerais, 01 dentista, 01 auxiliar de consultório dentário, 17 agentes comunitários de saúde, 02 médicos ginecologistas e 01 médico pediatra.

Funcionam de segunda a sexta de 07:00 às 16:00 horas, fornecendo:

• Acolhimento;
• Consultas médicas agendadas e de livre demanda;
• Atendimento Odontológico de 07: 00 às 11:00 e de 13:00 às 16:00 horas;
• Consultas de Enfermagem;
• Curativo;
• Nebulização;
• Palestras educativas;
• Saúde da criança;
• Sala de vacinas;
• Saúde da mulher;
• Puericultura;
• Planejamento familiar;
• Pré-Natal;
• Ultrassom entre outros.

2- Farmácia de Minas

saude02

Em funcionamento de segunda a sexta de 07:00 às 16:00 horas.
Dispensa vários medicamentos da atenção básica de acordo com o Programa Farmácia de Minas.
Elabora, orienta e envia processos de medicamentos de Alto Custo, sendo toda distribuição de medicamentos feita com supervisão do profissional farmacêutico.

3- Clínica de Especialidades

saude03

Em funcionamento de segunda a sexta de 07:00 às 16:00 horas, fornecendo atendimentos de Fisioterapia, Odontologia, Fonoaudiologia e Psicologia.

4- Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)

• Atua nas Unidades Básicas de Saúde, auxilia estas com atendimentos em Psicologia, Nutrição, Fisioterapia e Educação Física.
• Realiza grupos de atendimentos, hidroginástica, grupos de portadores de problemas na coluna, exercícios físicos com supervisão entre outros.

5- Unidade Dona Inês

saude04

Funcionamento 24 horas por dia, composta por médico plantonista 24 horas, enfermeiro superior, 04 técnicos em enfermagem, auxiliar de serviços gerais, agente administrativo, guarda noturno, técnico em radiologia, farmacêutico bioquímico e médico ortopedista, efetuando:

• Atendimento médico em urgência e emergência;
• Raio X;
• Eletrocardiograma;
• Consultas em Ortopedia;
• Realização de exames de análises clínicas;
• Atendimento em Enfermagem;
• Administração de medicação;
• Pequenas cirurgias;
• Suturas;
• Curativos finais de semana;
• Observação;
• Transferências para Internações e UTI via SUS fácil;
• Nebulização finais de semana, entre outros.

6- Vigilância em Saúde

saude05

Setor alocado conjuntamente com a Secretaria de Saúde, contando com um Coordenador de Vigilância em Saúde, 02 fiscais de vigilância sanitária, 05 agentes de epidemiologia, 01 responsável pela área de Sistemas da Saúde.

Algumas atribuições:

• Visitas a todos os domicílios para combate aos vetores de doenças;
• Promoção à saúde;
• Controle dos estabelecimentos para obedecer as Legislações Pertinentes à Área da Vigilância Sanitária.
• Renovação e liberação de Alvará Sanitário, entre outros.

7- Secretaria de Saúde

saude06

Aberta de 07:00 às 11:00 e de 13:00 às 16:00 horas:

• Atende as solicitações de todas as unidades para a tentativa de resoluções das demandas existentes.
• Conta com serviço de TFD (Tratamento Fora de Domicílio), buscando prover atendimento em diversas especialidades médicas não atendidas no município;
• agendamento de exames médicos com disponibilização de veículos para transporte de pacientes SUS para diversos municípios como: Patrocínio, Patos de Minas, Uberlândia, Uberaba e Belo Horizonte.
• Busca disponibilizar também Cirurgias Eletivas em diversos municípios como Patrocínio e Patos de Minas, além de Cirurgias de Urgência no Hospital Regional Antônio Dias em Patos de Minas.
• Viabiliza também tratamento oncológico em Uberlândia, Uberaba, Patos de Minas e Barretos.