PEQUENO HISTÓRICO DE GUIMARÂNIA -

Guimarânia cresce,

Guimarânia é imortal.

(...)

Conforme consta em registros históricos, o bandeirante Lourenço Castanho Taques percorreu os sertões de Minas Gerais na sua ida de Araxá a Paracatu em busca de ouro. Nesse percurso vários núcleos foram criados na região do Alto Paranaíba dando origem a municípios, inclusive Guimarânia.

Inicialmente, o povoado era chamado de Serra Negra da Boca da Mata, em alusão aos elementos físicos da paisagem geográfica local. A Serra Negra limita o horizonte local e a Boca da Mata indicava o início de extensas florestas.

Atraídos pela beleza topográfica de serras, colinas, planícies, campos e matas, pelas terras férteis e clima ameno, assim como pela existência de rio e córrego, algumas famílias aqui se radicaram. Para tornar ainda mais bela essa paisagem bucólica, erigiram uma cruz bem alta de madeira (aroeira), símbolo da fé do povo, em torno da qual nasceu o povoado de “Serra Negra da Boca da Mata”, que mais tarde passou a denominar-se “Vila Guimarães”, logo depois “Vila Guimarânia” e por último, “Guimarânia”.

(...)

Mapa de Minas Gerais, localização de Guimarânia.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guimar%C3%A2nia

Alteração toponímica

Guimarânia faz parte da unidade federativa de Minas Gerais, mesorregião do Triângulo Mineiro - Alto Paranaíba e microrregião de Patos de Minas. A microrregião de Patos de Minas é formada pelas cidades de Patos de Minas, Guimarânia, Lagoa Formosa, Carmo do Paranaíba, Tiros, Arapuá, Rio Paranaíba, Matutina, São Gotardo e Santa Rosa da Serra.

GUIMARÂNIA. Um fazendeiro da família Guimarães, com intuito de povoar o lugar, distribuiu lotes gratuitos e ainda forneceu madeiras de graça, para construção de casas. Assim surgiu o povoado que se ficou chamado Guimarães.

O decreto-lei Nº. 148, de 17 de dezembro de 1938, criou o distrito de Guimarães, então no município de Patos de Minas.

O decreto-lei Nº. 1058, de 31 de dezembro de 1943, mudou a denominação para Guimarânia.

E, em 1962, a lei Nº. 2764, de 30 de dezembro, elevou Guimarânia a cidade, criando o município desmembrado de Patos de Minas. Fica no Alto Paranaíba entre os municípios de Coromandel, Patos de Minas, Cruzeiro da Fortaleza, Patrocínio (BARBOSA, 1995. p.146. c.2).

Pelo Decreto-lei estadual nº 1058, de 31-12-1943, o distrito de Guimarães passou a denominar-se Guimarânia, pelo fato de existir um município no Maranhão, com o mesmo nome, Guimarães, e não é permitido dois municípios com o mesmo nome.

(...)

O território não é montanhoso e há grandes planícies. A topografia é variada, sendo em algumas localidades, onduladas de colinas baixas, em outras, escarpas de superfície elevadas que variam de 1.000 a 1.200 metros de altitude. Grande parte do município é constituída por terrenos de cultura e, os restantes, são classificáveis em sua maioria, como “cerradão” o melhor cerrado para agricultura.

(...)

Sua emancipação política foi através da Lei nº. 2.764 de 30 de dezembro de 1962 e a Instalação do Município em 1º de março de 1963.

Municípios vizinhos:

Sul - Cruzeiro da Fortaleza;
Oeste - Patrocínio;
Norte - Coromandel;
Leste - Patos de Minas.

Aspectos Físicos

Altitude = 863 m
Longitude = -46.7631
Latitude = -18.8345
Coordenadas = 18° 50′ 4″ Sul, 46° 45′ 47″ Oeste
Área = 38.400 hectares ou 384 km²
Temperatura média anual: 20,7 C
Temperatura média máxima anual: 27,9 C
Temperatura média mínima anual: 14,8 C
População: Aproximadamente 7.895 ( IBGE: 2016)
Clima: tropical com estação seca
Principais rios: Espírito Santo e Ribeirão Santana
Principal Cachoeira: Cachoeira dos Borges
(...)
Principais rodovias que servem de acesso a Belo Horizonte:
BR-381, BR-262, BR-365, MG-187, MG-230
Principais rodovias que servem ao município:
BR-262, BR-365, MG-187

Fonte: NUNES, Anatildes Francisca et al. HISTÓRIA DE GUIMARÂNIA: o que o povo conta e os documentos registram. Belo Horizonte: Editora Gráfica Silveira, 2012, p.15; 31-34.